22/01/2013

Começa agora

Foi uma exibição com apenas um sobressalto que nos fez terminar a 1ª volta no 1º lugar. Uma primeira parte fraca, com Gaitán no seu pior, displicente e a estragar muitas jogadas (excepto um dos últimos lances da 1ª parte). Entrada muito forte na 2ª parte que nos valeu o golo da tranquilidade e a partir daí foi controlar, com direito ainda a uma demonstração de classe de Lima. Muito boa exibição de Salvio e de Matic (mais do mesmo).
Em relação ao jogo em si penso que se podem tirar duas conclusões. A primeira é que Gaitán deveria regressar ao banco. Está a começar a ficar “agarrado” ao lugar e isso nota-se na falta de vontade e entrega com que joga. Ola John tem muito mais para dar à equipa quando começa a titular (ficando assim Gaitán “picado” no banco, para entrar e brilhar). A segunda conclusão que tirei é que Melgarejo já é um defesa esquerdo com qualidade aceitável. Até prova em contrário, não acredito que venha a ser um Fábio Coentrão, mas temos aqui uma opção de futuro que pode ser um bom jogador de plantel. Faz quilómetros e quilómetros a alta rotação e tem aprendido a defender com segurança q.b.
Somos campeões de inverno, com tudo o que isso (não) significa. Claro que é bom verificar que até agora houve bastante competência na forma como as coisas foram feitas, mas a verdadeira época vai começar agora.
 
Faltam 9 dias para fechar o mercado e se continuamos a vender jogadores e não vamos buscar ninguém começo a ficar preocupado. E não vejo Matic e Enzo a serem poupados quando o jogo já está resolvido. No jogo de ontem e no jogo em Coimbra não percebo como é que duas das três únicas opções credíveis para aquelas posições acabaram o jogo com 90 minutos. Não quero agourar, mas já vi este filme até em épocas que as opções eram mais abundantes.
 
No que diz respeito à venda de Bruno César, acaba por ser o negócio possível. É bom vender um suplente que pouco tem feito esta época por 5,5 milhões de euros (valores ainda por confirmar oficialmente), e era evidente que a saída da Champions não permite manter tantos jogadores a receber bem. Tenho pena pelo Bruno, pois está a fugir da ribalta muito novo e quando ainda tinha muito para dar ao futebol. Talvez o empréstimo fosse o mais indicado, porque tenho a certeza que quando vendêssemos Gaitán, Ola John e Aimar ele teria o seu espaço. E ele já demonstrou que quando é regularmente titular tem muito para dar à equipa. Que lhe corra tudo bem e que em Maio esteja cá a festejar.

 
Antecipando a próxima jornada, penso que vai definir o que realmente queremos e para onde vamos. Acho que uma vitória nos dá muita força na luta pelo título, um empate deixa esta eterna dúvida no ar, e uma derrota dá praticamente o título ao Porto. Este Braga de Peseiro não é o Braga de Domingos e de Leonardo Jardim, temos a vitória ao nosso alcance!

6 comentários:

Gonçalo disse...

"Quando vendêssemos (...) Aimar..."

Mas o que é este sacrilégio?

Quanto ao Bruno César discordo, acho que é um excelente negócio, não lhe via futuro no Benfica, 1º porque não é um grande jogador, 2º porque é mau profissional, 3º porque foi caríssimo e pelo menos o Benfica venndeu-o ao preço de aquisição (ao que se diz).

Manú disse...

Não percebo pq dizes q é mau profissional Gonçalo. Na época em que teve minutos fez uma grande época, com muita qualidade! Não acredito que rendesse muito mais que 10/12M, pois não é o estilo de jogador que é apreciado lá por fora, mas com mais espaço já provou que faz a diferença em Portugal. Na época passada foram 12 golos, muitos deles a valer pontos importantíssimos!

Em relação à venda de Aimar, o que queria dizer era quando Aimar deixasse de passear classe nos relvados e passasse a passear classe atrás da secretária e telemóvel em punho, como dirigente!

Gonçalo disse...

Então desculpa, má interpretação!

O Bruno César fez uma grande época o ano passado, é verdade, mas este ano está miserável. Digo que é mau profissional porque é humanamente impossível alguém que treina todos os dias ter os kg a mais que Bruno César tem alojados na barriga. Na minha opinião, é uma grande venda.

Unknown disse...

Tendo a concordar com o Manú... Para mim, Bruno Cesar foi o jogador em melhor forma na 2ª volta do Benfica da época passada.

No entanto, é verdade Gonçalo, este ano ele teve várias oportunidades, especialmente no início da época, quando Ola John e Gaitan não contavam, e não justificou.

Sendo assim, tendo em conta que a eliminação da Champions obriga a reduções na folha salarial, a venda não me choca. Mas não fico propriamente contente, até porque vejo o Bruno Cesar daqui a 2/3 anos num clube nosso rival a ter sucesso facilmente...mas isso também não nos deve apoquentar!

Aceita-se a venda.

Manú disse...

Infelizmente este é daqueles que vai acabar facilmente no Porto... Até não sei se terá já alguma coisa apalavrada!

Claro que isso não nos deve apoquentar, porque a verdade é que se ele saiu é porque tínhamos bem melhor. E a verdade é que depois não podemos dizer nada, ele era um dos mal amados do 3º anel, a meu ver sem justificação!

Não considero que ele tenha excesso de peso, embora pareça bem sei. A verdade é que ele joga sempre a uma rotação alta, e sempre me pareceu em forma (exceptpo quando chegou, no início da época passada).

Anónimo disse...

lá estão vocês com o "vai parar ao Porto"... que stress meu! Parece que tudo o que vai para lá vinga. Pedro Henriques, Sokota, Pauduru, Kennedy, Hugo Leal, ...