28/03/2013

Água na fervura

Embora considere que o que Jorge Jesus já fez até agora pode ser avaliado como (mais) uma boa época ao serviço do Benfica, obviamente que gostaria que esta pudesse ser eternizada com, pelo menos, dois títulos importantes. Mas a verdade é que isso ainda está bem longe de acontecer! E pelo que leio e oiço, há muitos benfiquista com pouca noção disso e, na minha opinião, a euforia instalou-se cedo demais!
 
Em relação ao Campeonato ainda vejo alguma calma, natural devido ao que se passou na última época, mas em relação à Europa leio em muitos blogues benfiquistas que a chegada às meias-finais da Liga Europa é um dado adquirido. Está-se a menosprezar o Newcastle duma forma perigosa. As equipas inglesas hoje em dia já não são o que eram. Os treinadores ingleses evoluíram bastante nos últimos anos (sensivelmente desde que José Mourinho chegou a Inglaterra). As formações britânicas já não são um 4-4-2 sem ideias, de futebol directo e de "bola pó mato que o jogo é de campeonato". Além disso, o Newcastle tem bastantes franceses de qualidade média-alta, muitos deles internacionais.
Vai ser duro, muito duro, passar este Newcastle. O Benfica não tem o plantel com a qualidade de anos anteriores e a rotatividade que Jorge Jesus tem necessariamente que impôr fará com que esta eliminatória seja bem mais disputada do que se possa pensar.
Acredito que podemos passar obviamente, temos qualidade para isso, mas há que meter água na fervura. E acima de tudo há que ter bem presente que onde se deve ter o 11 titular fresco é no campeonato.

Há muitos adeptos que não vão perdoar Jorge Jesus se voltarmos a deixar escapar títulos que parecem bem encaminhados. Diria até que têm em si uma esperança inconsciente que isso aconteça, para poderem dizer que sempre tiveram razão em relação à inadequabilidade de Jorge Jesus para o cargo de treinador do Benfica. Mas repito que, vistos os números e os factos, a verdade é que o que já foi feito até aqui esta época está a anos-luz das épocas anteriores a Jorge Jesus chegar. Acho bem que a exigência cresça com o passar dos anos, mas há que reconhecer o que de bom tem sido feito até agora mesmo em caso de se perder apenas um ou dois jogos (num total de 50) que possam deitar alguma coisa a perder.

P.S. - Prometo uma análise mais pormenorizada e sustentada desta minha opinião sobre a qualidade que Jorge Jesus trouxe de volta ao Benfica num próximo post (deixo só um aperitivo: o Benfica de Quique Flores perdeu 5-1 na Grécia com o Olympiakos e nem passou um grupo banal na Liga Europa, isto com um plantel com grandes nomes como Suazo, Luisão, David Luiz, Di Maria, Reyes, Cardozo, Maxi, Katsouranis, etc. Já nas mãos de Jorge Jesus, O Benfica passou a ir regularmente aos quartos-de-final das competições europeias, atingindo uma regularidade tal que lhe permite ser hoje em dia a equipa com melhor ranking das equipas em prova na Liga Europa e arriscar-se a ficar no pote 1 do sorteio da Champions na próxima época).

Sem comentários: