28/10/2012

Vitória

Depois de terminada a semana eleitoral, e para coroar uma vitória clara de Luís Filipe Vieira, o Benfica foi a Barcelos ganhar muito bem!
A vitória de ontem, na minha forma de ver as coisas, ajuda a justificar o facto de eu achar que o prazo de validade de Luís Filipe Vieira ainda não está perto do fim.
Uma vitória conseguida com uma equipa formada por jogadores menos utilizados (num estádio bastante difícil num passado recente), e com um jogador da formação a jogar (bem) no meio-campo, a meu ver ajuda a demontrar que Vieira conseguiu criar uma estrutura forte no futebol do Benfica. E para isso também muito ajudou Jorge Jesus, aposta pessoal de Luís Filipe Vieira.
Claro que é fácil falar depois do jogo acabar, ainda por cima depois de um jogo que correu tão bem. Mas acho que foi uma feliz coincidência esta boa vitória depois da vitória de um Presidente que ainda tem o meu apoio inequívoco.
Acho que Vieira, ainda que tenha fama de teimoso, tem sabido aprender com alguns erros desportivos cometidos e isso tem servido para melhorar o Benfica desde que Vilarinho pegou no Benfica até hoje.
É um facto que o Benfica de Vieira ganhou 2 campeonatos nacionais enquanto o Porto ganhou 3 títulos europeus, mas na minha opinião as coisas não devem ser reduzidas a isso. Vieira pegou num Benfica de rastos, um Benfica completamente ridículo, nas lonas, e hoje em dia o Benfica não só luta verdadeiramente por todos os títulos nacionais até ao fim, como tem prestações europeias bastantes boas e tem jogadores com potencial para crescer e jogar em equipas de nível mundial.
Há quem diga que para um clube do tamanho do Benfica não basta lutar por todos os títulos, tem que se ganhar sempre! Concordo claro, mas também acho que não nos podemos esquecer que o Porto desenvolveu uma estrutura interna muito forte, para além de um sistema (externo) bastante favorável, e isso tudo junto faz com que seja muito difícil derrotá-los hoje em dia. Não se pode querer tudo de repente, as coisas têm que ser graduais (como têm sido).
Mas como considero que, no cômputo geral, as coisas têm vindo a ser bastante bem feitas, e que as decisões desportivas menos acertadas têm sido corrigidas, acredito que é com Vieira que devemos continuar a melhorar. Não acho que o ponto a que já chegámos seja suficiente, obviamente, e acho que há erros e defeitos em Vieira que devem ser corrigidos, mas acho que é a seguir este caminho que continuaremos a melhorar sustentadamente. E penso que os 83% de votos recebidos nas eleições mais concorridas da história de Benfica demonstram que os Benfiquistas, de uma forma geral, estão agradecidos e ainda acham que o caminho a seguir é este.
Por fim queria dizer que acho muito positivo e saudável haver uma oposição credível. Com novas ideias e projectos. E, independentemente de a campanha ter sido mais virada para a crítica do que para a apresentação de novas soluções concretas, acho que a lista de Rangel tinha alguns membros e apoiantes com bastante valor e boas ideias, como se pôde ver na imprensa e na blogosfera.

P.S. - Em relação ao jogo na Rússia, não o consegui ver porque estava a trabalhar, mas pelo que vi depois em resumos reagimos tarde demais e foi notória a falta de meio campo para jogar a um nível internacional. Deixámos a nossa situação na Liga dos Campeões bastante complicada, mas ainda acredito que fazendo 6 pontos agora em casa nos vai permitir passar aos oitavos.

7 comentários:

Gonçalo disse...

Dentro da total diferença de opiniões entre nós nesta questão, o teu texto é bem mais lúcido que muitos que tenho lido. Mas lá está, não consigo ter uma visão tão "copo meio-cheio" como tu, especialmente tendo em conta os últimos 3-4 anos de presidência de LFV. E isto falando só da gestão desportiva, porque na questão institucional acho que os últimos 3 anos foram muito, muito maus.

Não concordo especialmente com o facto de dizeres que Vieira tem aprendido com os erros, porque os mesmos erros têm-se sucedido várias vezes.

Festejos demais em 2005 repetiram-se em 2010. Apoiou Fernando Gomes uma vez - erro. Apoiou a segunda - mesmo erro. Nas contratações acho que os erros têm sido repetidos mais que uma, duas, três vezes.

Mas pronto, é o que os benfiquistas querem, e eu não vou discutir isso. Já o disse aqui, espero que nestes 4 anos atinjamos os 3+1+50 (especialmente o 3+1).

Manú disse...

Gonçalo, parece-me óbvio que os 3+1+50 serão inatingíveis. E esse confesso que é um erro que Vieira comete que mais me irrita e que n aprende com ele: lança para o ar frases que depois lhe são cobradas!

Acho que em termos de contratações não nos podemos queixar. O Benfica tem comprado caro, mas compra muita qualidade, que rende desportivamente o que custou, potencia-se e sai por valores astronómicos.
O exemplo mais claro disto é Javi Garcia: foi caro, fez épocas como já não víamos um trinco do Benfica fazer há muito e depois saiu por um preço inacreditável para um trinco que nem internacional espanhol é (1 amigavel nao conta para o preço).

Sim e o meu texto foi mais virado para a opinião que tenho sobre a prestação desportiva! Acho que há coisas que poderiam ter sido mais bem feitas em termos burocráticos (leia-se apoios, estatutos, etc.).

Acho que o trabalho que ele tem feito nas modalidades também deve ser valorizado!

Manú disse...

A acrescentar ao tema das contratações, também sei ver que ele comprou muita merda e o plantel deste ano ficou com alguns defeitos de fabrico. Mas acho que obviamente não sendo perfeito, é muito melhor do que era antes. Antes dele chegar (e no inicio do seu percurso do Benfica) só se comprava merda, jogadores com potencial de serem jogadores de nivel mundial a saírem por muitos milhoes nao havia!

Manú disse...

E a acrescentar a tudo o que disse, não sou cego apoiante do Veiria, sei ver que neste mandato as coisas não podem continuar iguais, os resultados têm que começar a aparecer em termos de títulos, não podemos estagnar neste ponto, mas eu vejo no Vieira (e no Jesus) ambição para continuar a melhorar!

Gonçalo disse...

Manú, se o LFV lança para o ar promessas para ganhar eleições, é natural que lhe sejam cobradas. Mas o que é estranho é que 83% das pessoas não as cobra. Porque LFV já prometeu muito e pouco cumpriu.

Vendemos muito bem, mas é preciso ver que o que vendemos deixa sempre carências gigantes na equipa, nunca acautelamos as transferências. A única venda que foi devidamente preparada foi a de Di Maria, tendo o Benfica contratado o Gaitán. De resto, todas deixaram buracos no plantel: Tiago, Miguel, Javi, Witsel, Simão, M. Fernandes, Coentrão, David Luíz. Tem de se melhorar urgentemente neste capítulo, já se devia ter aprendido.

Quanto ao período pré-Vieira, acho que é um argumento mais que gasto. LFV já cá está há 11 anos, tempo mais que suficiente para se parar de falar no Benfica de Vale e Azevedo e se começar a assumir responsabilidades pelos 3 (agora 4) mandatos que já cumpriu. Não vale a pena dizer "ah, mas o Benfica antes de Vieira...", já chega. Já sabemos.

Eu não vejo muita ambição para melhorar, vejo mais ambição para continuar no poder, se queres que te diga. Mas quero muito que o Benfica ganhe 3 campeonatos e chegue a uma final europeia, já me dava por satisfeito. E vou cobrar se ele não cumprir, como é óbvio.

Unknown disse...

Tomara que a promessa dos 3+1+50 se cumpra! Cá estarei para assumir o erro do meu desrespeitoso voto em Rangel... Agora, se no final da próxima época não tivermos adicionado ao nosso recheado palmarés nenhum título de Campeão Nacional, Deus nos livre desse cenário, mal estará o Benfica se não cobrarmos aquilo que nos foi prometido! É mais do que um direito, é um dever de todos os sócios do Benfica, um dever que infelizmente não temos cumprido!

Unknown disse...

Perdão, D10S nos livre desse cenário, queria eu dizer...