30/08/2012

Obrigado Conejo

É com grande prazer que escrevo pela primeira vez na Hinchada. No entanto, faço-o por um motivo que muito me entristece... a saída de Saviola do SL Benfica.

Após 3 épocas de águia ao peito, Saviola abandona o Benfica, rumo aos ex-recém-multimilionários do Málaga. Mais do que os golos, os passes ou as fintas, o Benfica hoje perdeu inteligência, perdeu cérebro, perdeu capacidade de decisão. Perdeu magia também.

A passagem de El Conejo pelo Glorioso fica inevitavelmente marcada pela excelente primeira época, que culminou no 32º título de Campeão Nacional. Para mim, Saviola foi nesse ano o porta-estandarte máximo do futebol espetáculo e da avalanche ofensiva com que o Benfica varria cada e qualquer adversário. Ao lado do seu "irmão" Aimar, brindou a Luz com grandes momentos de magia, só ao nível dos predestinados.

Para sempre na minha memória ficará aquele golo ao Fó'cul Porco, o grande empurrão que nos embalou rumo ao título. Sem dúvida uma das mais saborosas vitórias da minha vida, pois não é todos os dias que se ganha ao Porco com Luís Filipe em campo. Falo neste golo como também podia falar daqueles que marcou à Académica do porquista Villas-Boas em Casa, numa tremenda chapelada ao guarda-redes, ou do slalom fantástico no Estádio do Restelo.

No entanto, embora reconhecendo que não mais voltou a este pico de forma (física principalmente), não concordo com aqueles que dizem que já não era útil ao Benfica. Na minha opinião, Saviola é daqueles (poucos) jogadores que conseguem ser dos melhores em campo quase sem tocar na bola. A forma como se movimentava, a dinâmica que imprimia ao ataque Benfiquista, fazia jogar toda a equipa quase sem se dar por ele. Não foi por acaso que os nossos melhores jogos na temporada passada foram aqueles em que Saviola foi titular.

Ainda assim, tenho de compreender que o seu salário era nesta altura demasiado elevado e o próprio queria jogar mais. Na hora da despedida, o "mágico do 2º poste" demonstrou a elegância de sempre, a mesma elegância com que foi relegado para a condição de suplente sem nunca "levantar ondas". Pela dedicação nestes 3 anos, pela magia e pelas bonitas palavras de despedida, muito obrigado Saviola, serás sempre bem-vindo a esta tua Casa!

2 comentários:

Gonçalo disse...

Grande estreia!

Manú disse...

Claudio bom post!

Realmente é uma baixa de vulto, e embora concorde que poupamos dinheiro com a sua saída, acho um bocado hipocrisia se o Benfica der isso como uma justificação.
Com o dinheiro que gastamos a reforçar o plantel (até para ficar com excesso de jogadores em alguma posições), acho que é uma falsa questão isso de pouparmos em ordenados, pois o Benfica aparentemente está numa situação em que não precisa disso (tipo SCP lol).

Por mim é mau Saviola ter saído por várias razões:
- Mesmo que estivesse em baixo de forma há alguns tempos, era um jogador que podia tirar sempre um "Conejo" da cartola, como o fez no dragão o ano passado ao isolar Gaitán de pé esquerdo e de costas.
- Devia ser uma presença querida e respeitada no balneário. Muitos sul-americanos que temos cresceram a vê-lo jogar e era uma motivação treinar com ele todos os dias.
- Ter Saviola (e jogadores da sua qualidade) no plantel era uma clara mais-valia para convencer novos jogadores a virem jogar no Benfica.
- E quer queiramos quer não, por pior que Saviola estivesse, é sempre diferente ter Saviola no banco do que ter Michel, Kardec ou Yannick (ainda faltam 24h, ainda da para o despacharmos!!). É o chamado banco de luxo...

Mas concluindo acho que, sendo uma triste noticia, nao sera dramatico e nao influenciara a epoca do Benfica.