12/12/2012

Os Protagonistas do Derby

Ao contrário da maior parte dos Benfiquistas (e não só), não estava especialmente confiante para ontem. Não pela valia do adversário, mas porque para estes jogos não conta o historial da época, para o Sporting era o jogo de uma vida e nós entravamos em campo algo pressionados pelos 3 pontos de vantagem do Porto. Além disso, o Benfica apresentava-se ontem a jogo, e como tem sido hábito esta época, desfalcado de alguns dos seus mais importantes jogadores. Aimar, Carlos Martins, Luisão e Enzo Perez, todos lesionados, abriram as portas do onze a Jardel (já com rodagem esta época) e André Gomes. 

Sobre o jogo, se uma forma geral, o Gonçalo já falou, e por isso gostava só de dizer que penso que o Benfica saiu ontem de Alvalade bastante mais forte do que entrou. Mais do que a boa exibição da segunda parte, foi uma vitória da Raça e do Querer, uma vitória do Carácter! O Carácter que faz os campeões. E é sobre cada um dos campeões que ontem conquistou esta importante vitória que quero agora falar:

Artur: Jogo com pouco trabalho, apareceu quando foi necessário, com uma excelente saída aos pés de Elias. Na primeira parte teve uma má saída num cruzamento, algo que vai acontecendo várias vezes esta época. Mas é enorme!

Maxi: Uma primeira parte ao nível do que tem feito esta época, péssima... Comido por todos os lados, temi seriamente que não acabasse o jogo sem ver o segundo amarelo. Na segunda trouxe a raça que o caracteriza e que me obriga a bater na boca quando digo mal dele. Está, ainda assim, em muito baixo de forma...

Melgarejo: Para mim, um dos melhores do Benfica ontem, apesar de ninguém o mencionar. Imbatível a defender (situações complicadas de 1x1 com o Carrillo), ainda conseguiu ainda que esporadicamente aparecer a apoiar o ataque.

Jardel: Péssimo, muito inseguro na primeira parte.

Garay: Não fosse a passividade no lance do golo do Sporting e teria estado imaculado (também podemos desculpá-lo, estamos a falar de um avançado pelo qual foram recusados 25M do CSKA... enfim...). O melhor jogador do Benfica esta época, até ao momento.

Matic: Bom. Dificuldades no 1º tempo, no segundo encheu o meio-campo. Rouba bolas e sai a jogar com uma classe ímpar.

André Gomes: Não fossem os 2 (3?) golos de Cardozo e teria sido o melhor em campo. Denota uma personalidade e uma calma incríveis para alguém da sua idade, às vezes até demais. Abusa dos passes longos, normalmente infrutíferos, mas foi o único a querer jogar à bola durante os 90 minutos. Nunca tem medo de assumir o jogo.

Salvio: Depois de uma primeira parte em que raramente ganhou um duelo, na segunda não deve ter perdido nenhum. Não fosse o guarda-redes suplente do Sporting Moulin Rouge (como diz Carlos Mozer) e tinha morto o borrego... faz-lhe falta um golo.

Ola John: Muitas dificuldades em dominar a bola com qualidade na 1ª parte, na segunda banalizou o armário inglês, até obrigá-lo a recorrer ao pontapé. Quando vai para cima do adversário é imparável e é dotado de uma inteligência muito acima da média. Um jogador que cada vez mais me enche as medidas.

Lima: Na primeira parte não fez nada daquilo que tem feito durante esta temporada e que tanta qualidade tem trazido ao futebol do Benfica. Diagonais, desmarcações, recuar para receber a bola...nada! Na segunda fê-lo e deixou que Cardozo assumisse o protagonismo.

Cardozo: Adoro avançados que sabem marcar golos feios. Cardozo fá-lo como ninguém e ainda acrescenta uns de grande classe, como o penalty de ontem. Por mim, pode jogar até aos 40, não precisa de correr para fazer o seu trabalho. E imaginar que há benfiquistas que prescindiriam facilmente e de livre vontade deste fenómeno do golo...

Gaitán: Entrou com o jogo a seu favor e fez gato-sapato dos Diers e Rinaudos desta vida, caceteiros de serviço que não aguentaram a pressão dos "Olés" da equipa visitante. Quando lhe saem bem as coisas, é um jogador muito forte.

Rojo: A grande contratação do Benfica neste defeso. Estrear-se num derby e marcar logo o golo da reviravolta "à ponta-de-lança" dissipa quaisquer dúvidas que existissem quanto à sua valia, o Benfica adquiriu um craque de classe mundial... AH, que estupidez, mas ele preferiu o grande Sporting...

Aimar: Nunca esta época como na primeira parte de ontem se notou tanto a falta de Aimar. A ligação entre o meio-campo e o ataque foi inexistente e não foram poucas as vezes que dei por mim a sonhar com o nosso número 10 a transportar a bola de cabeça levantada em direcção à área contrária, a pensar o jogo e a fazer jogar a equipa. Vai-nos fazer muita falta em jogos de dificuldade média-alta esta época caso não recupere a tempo...

Adeptos: Enorme apoio que foi prestado à equipa durante os 90 minutos, mesmo quando em desvantagem no marcador. O Benfica ontem fez-se ouvir, e de que maneira, em Alvalade.

P.S.: Não gostei das declarações de LFV. Pela segunda vez em pouco tempo, imiscui-se nos assuntos do Sporting e ainda por cima com pouca classe. Não o devemos fazer, deixe-mo-los morrerem sozinhos, ou então, se preferir, envie umas pás para Alvalade que eles tratam de se enterrarem uns aos outros.  
P.S. II: Uma das melhores arbitragens que já vi num clássico e num jogo em Portugal, gostei francamente.

3 comentários:

Manú disse...

Também acho que LFV perdeu uma oportunidade de sair desta situação com uma enorme elevação (ao jeito do que JJ consegue ao não responder aos monólogos do VP)

Manú disse...

Boa arbitragem também concordo. Mas nada que não seja de esperar entre uma equipa que está para descer e um candidato ao título. Jogo de um só sentido que não dá margem para sequer se pensar em casos.

Anónimo disse...

na genearlidade tens razão, mas onde se coloca o dedo na ferida é na ausência de Aimar... temos o Gaitan (que quando chegou se dizia que ia fazer também o meio campo), temos o bruno césar (antes não tivéssemos), temos carlos martins (que para além de lhe dar a travadinha de vez em quando - para o bem e para o mal - tem lesões crónicas) temos os putos, mas nem estes todos juntos fazem um Pablo Aimar.
O Benfica precisa do Aimar, precisa de mais inspiração e menos transpiração no meio campo. Com equipas mais capazes o nosso meio campo quebra ao minuto 65, o que significa que em fevereiro/março vai quebrar ao minuto 30, porque o JJ faz uma gestão de plantel reactiva (só muda quando há lesões, acumulação de cartões, suspensões, etc).

Não me lixem, o gajo pode estar meio lesionado, mas até um meio-Aimar vale dois brunos césares (e olha que 2 dele é muita "cárninha").

já lá vão 3 meses de trabalho especificio, onde só jogou com o Barça. se está bem para o barça tem que estar bem para o sporting e outros quejandos. que joge 15m no fim ou 20m no início, mas que jogue!